Com a evolução tecnológica atual e o contínuo
desenvolvimento que observamos, surgem a cada dia novas ferramentas, softwares
e equipamentos para que possamos modernizar os processos de gestão, controle e
desenvolvimento dos negócios e dos profissionais envolvidos.
Quando falamos em ferramentas para o uso do
profissional de vendas, podemos deixar de lado algumas que eram utilizadas
antigamente e substituí-las por ferramentas mais modernas a disposição dos
profissionais, sejam estas colocadas pela empresa ou pelo próprio profissional;
podemos citar as mais usadas atualmente abaixo:
- Telefone Celular ou Smartphone – Essa é uma das ferramentas
obrigatórias para os profissionais que atuam na área comercial/vendas; você
coloca a disposição de seu cliente e empresa para uma comunicação rápida e
pessoal, para que possam contatá-lo instantaneamente, esteja onde estiver. Hoje
com a tecnologia que existe nesses aparelhos você poderá consultar emails e até
navegar na internet além da possibilidade de ser usado como radio para um
contato direto com sua empresa. Dúvidas ou informações que seus clientes
solicitam podem ser esclarecidas de imediato;
- PDA – Assistente Pessoal Digital, você além de
verificar emails ainda conta com recursos de poder agendar reuniões, consultar
endereços das próximas visitas, efetuar anotações e solicitações para serem
resolvidas futuramente e também como uma agenda eletrônica para se manter
informado sobre o que fazer e quando deverá ser feito, além de outros recursos;
- Laptop, Notebook ou Tablets – para usar durante viagens,
locomoções, documentarem informações sobre reuniões realizadas, visitas efetuadas,
visitas a efetuar, cadastro de seus clientes, desenvolver tabela de preços,
apresentação de produtos, agendarem contatos e completar relatórios; você
sincroniza as informações com o seu PDA e estará pronto para continuar o
desenvolvimento de seu trabalho no dia seguinte. Além de vários aplicativos que
poderão ser usados para agilizar a transmissão de relatórios, pedidos,
solicitações e informações bastando se conectar a internet por um celular ou
até mesmo no local onde está seu cliente, além de redes de Wi-Fi.
O profissional da área comercial/vendas também tem a
sua disposição um software muito utilizado hoje para que possa gerenciar todos
os seus contatos, CRM. Este software é a base para o que chamamos agora de Gerenciamento de Relacionamento com o
Cliente. Existem muitos programas disponíveis desde o mais simples até o
mais completo com a versão CRM.
O CRM é uma ferramenta estratégica, um processo e
tecnologia que permite que sua empresa faça a maioria das vendas otimizando a
renda e compreendendo melhor as necessidades de seus clientes.
O CRM registra
as vendas como se fosse uma força de automação de vendas, marketing e serviço
ao consumidor em um software baseado na tecnologia. Essa tecnologia inclui
outras áreas da empresa que afetam as relações com seus clientes. Coloca as
informações sobre o cliente em um pacote isolado, que alimenta o software com
as informações que cada central de vendas necessita saber. Essas informações e
interação com os clientes são armazenadas em um sistema separado que é usado
para administrar as vendas, medir e observar os processos de marketing, serviços
e como eles estão se relacionando com os clientes. Normalmente isso ajuda e
muito a construir uma ótima fidelidade e excelentes experiências com os
clientes.
Não faltará comunicação entre o
departamento de vendas e o de marketing. O serviço de atendimento ao
consumidor não culpará mais o de vendas por ter decepcionado os clientes. Não
haverá mais culpados pelas soluções não implantadas. Com o CRM todos têm
acesso ao que vai acontecer com cada cliente e pode acessar as informações
necessárias para mantê-lo satisfeito.
Vamos nos concentrar na parte de vendas.
Podemos observar que com o CRM
elas podem construir uma relação que poderá ser aprofundada com o serviço de atendimento
ao consumidor. A partir daí, você tem uma grande chance de manter o cliente
satisfeito e atender suas necessidades rapidamente e com eficiência. O
marketing pode usar os dados para desenvolver novas soluções de negócios,
embalagens, campanhas de merchandising, direcionamentos e passar estas
informações para toda a companhia.
COMO ATIVAR O SISTEMA CRM.
Por melhor que seja o CRM, ele
não trabalha sem um planejamento prévio. Antes de disponibilizar o sistema
de gerenciamento de contatos ou CRM para a equipe de vendas você deve:
- Planejar os detalhes das informações
que você quer coletar;
- Estabelecer os procedimentos e
protocolar qual informação será colocada;
- Padronizar frases e abreviações
para os nomes das empresas ou informação de endereço;
- Criar listas para termos comuns
e itens que todos usariam;
- Adotar formatos e estilos para
planilhas, relatórios e estabelecer modelos.
Quando
tiver a informação preliminar identificada e estiver pronto para entrar em
ação, pense no tempo que terá sua equipe de vendas e tenha um recurso acessível
para futuras questões e sugestões. Este é um processo que precisa ser planejado
e administrado para ser efetivo.
O CRM é definitivamente o caminho do futuro. As
empresas que não implantarem alguma forma de controle na gestão e gerenciamento
do relacionamento com o cliente, terão dificuldades para deixarem os clientes
tão satisfeitos quanto os concorrentes que se utilizam desse sistema.
Dicas para Gerenciar bem
uma equipe de vendas.
- Ajude
sua equipe – Só porque você é o líder, gestor, gerente ou coordenador, não
significa que só tenha que mandar e cobrar os objetivos determinados, também
poderá ajudá-los efetivamente na busca do cumprimento desses objetivos;
- Disponibilize
para sua equipe ferramentas e tecnologias que precisarem para poderem obter
sucesso e suplantar a concorrência – Normalmente as empresas que pensam em
evolução, disponibilizam celular com radio, laptop, pda, softwares para
controle de seu trabalho, CRM ou outro que a empresa utilizar, e-mail, internet;
- Promover
uma boa interação entre os membros de sua equipe de vendas, produção,
administração, merchandising;
- Manter
comunicação constante com sua equipe – Um bom Gerente comercial/vendas deverá
manter uma comunicação constante com sua equipe, informando-os sobre
desempenho, metas, objetivos, colhendo informações e etc.
- Ser
observador – Saber analisar os componentes da sua equipe e o relacionamento com
os demais colaboradores. Lembre-se antes de tudo são seres humanos e como tal
possuem necessidades diferentes, objetivos individuais diferentes, desejos
diferentes. Contorne e medie conflitos que possam vir a interferir com o
desempenho da equipe e acabe prejudicando as vendas; saiba como aliar o
objetivo individual de cada componente para que todos busquem um único objetivo
comum, o desenvolvimento da empresa.
- Resolva
os problemas de imediato – Problemas ou situações que aparecem no dia a dia que
possam gerar desarmonia entre sua equipe, com os clientes ou com a empresa
devem ser resolvidos assim que surgem, não deixe para depois você corre o risco
de perder ou comprometer o desempenho da sua equipe de vendas. A cobrança
poderá se voltar para você.
Fonte de referência para o artigo- Lee Ann Obringer.
Artigo
escrito e publicado em 2009, atualizado em 2016.
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