Podemos
observar ainda nos dias de hoje que algumas empresas ainda veem com ressalvas a
propaganda ou publicidade de seus produtos. Umas acham que é gasto e outras acham
que é investimento. Posso afirmar que, particularmente eu aposto em
investimento, principalmente no mundo globalizado com uma concorrência acirrada
como é na atualidade.
Com
a lei que vigora em São Paulo, que foi imposta já algum tempo pela prefeitura a
respeito de placas e anúncios chamada de cidade limpa, ficou mais difícil de observar
anúncios espalhados nas ruas, placas e alguns enormes outdoors nas fachadas de
edifícios e etc.
No
ano passado, não me recordo bem o mês, estava comentando com o dono de uma indústria
que, devido a essa lei, novos locais para publicidade deveriam ser explorados
para divulgação de produtos e marcas. Aí lembrei que nos finais de semana,
principalmente quando as temperaturas estão baixas, à maioria das pessoas
sempre acabam ficando em suas residências e acabam pedindo comida em domicilio.
Um
detalhe me chamou atenção, uma chance de divulgar produtos, marcas, empresas e
serviços: as caixas de pizzas, algumas já adotaram essa prática. Já pensaram
quantas pessoas recebem em casa pizzas nos finais de semana?
Conversamos
a respeito dessa ideia e este empresário disse-me que era loucura. Quem é que
iria anunciar nas embalagens? E mesmo que tivesse anunciantes, quanto iria se
gastar com essa publicidade? Aí entra a questão: Gasto ou Investimento?
Então
para minha surpresa assistindo a um programa de televisão, chamou-me a atenção
para uma noticia que foi dada: “Um empresário português, cadastrou mais de
5.000 pizzarias em SP, e vendeu a ideia de publicidade para empresas nas
embalagens de pizzas”. Irônico não é? Ele fez.
Sua empresa tinha como previsão até o final de 2008, um faturamento de
R$ 5.000.000.00.
Então
chegamos à conclusão que, a maioria das empresas está à procura de novos locais
de publicidade e propaganda para divulgação de suas marcas e produtos. Outras
tantas também procuram a mesma chance de divulgação. E me ocorreu vários outros
locais que poderiam ser utilizados para esse fim. É óbvio que eu não vou
citá-los aqui, pois seriam analisados, estudados e começariam a viabilizar
essas ideias, afinal de contas todos estão à procura de novas ideias e
oportunidades mesmo que não sejam suas.
Então
só vou dar alguns segmentos que quase nunca vejo ou ouço anúncios de seus
produtos, como por exemplo: às indústrias de rações para animais, além das
grandes empresas multinacionais que possuem agencias para esse fim, onde as
indústrias de menor porte poderiam divulgar suas marcas?
Como
fazer para chegar até o consumidor final seus produtos?
E
quanto às indústrias têxteis? As empresas de calçados? As indústrias gráficas?
As
empresas de alimentos, que não são do porte das grandes multinacionais, como
instigar o consumidor a procurar seus produtos?
São
perguntas difíceis não?
Só
que tem uma questão também que deveria ser muito mais esclarecida, é que a
publicidade e propaganda não é um gasto e sim um investimento que com certeza
dará retorno em médio ou longo prazo, não importa, mas que dá resultado dá.
Vamos
definir os termos para que possamos entender um pouco melhor o que eles querem
dizer:
MERCHANDISING: É um conjunto de técnicas que possuem a finalidade de melhorar a
exposição de um produto tornando-o mais visível e atraindo o consumidor.
A palavra Merchandising tem
origem inglesa e significa literalmente “mercadoria”, mas é usada na linguagem empresarial
como verbo para indicar o ato de negociar ou fazer algum negócio (propagá-lo). É muito utilizado pelas empresas e é
considerada uma excelente técnica de planejamento e promoção de um
produto para
impulsionar sua venda.
O objetivo é explorar o potencial do ponto de vendas como
principal fonte para conquistar os resultados sem ter necessariamente que fazer
um grande investimento.
Este método de promoção faz parte de um planejamento de marketing que
é um dos principais mecanismos da área de publicidade onde a criatividade é sua
principal característica.
PROPAGANDA:
compreende um conjunto de informações e técnicas de se implantar uma ideia ou
uma crença destinada a persuadir ou a influenciar, num determinado sentido,
opiniões, atitudes e sentimentos do público receptor.
PUBLICIDADE:
significa divulgar, tornar publico um produto, marca ou serviço, o seu papel
principal é despertar no maior numero de consumidores possíveis o desejo pelo
que se anuncia, ou criar prestigio para o anunciante, que faz isso de maneira
aberta sem encobrir suas intenções, matérias pagas.
Concordando
ou não, este artigo é apenas para despertar curiosidade e provocar novas ideias
a surgirem. Tenho certeza que muitos profissionais da área vão começar a se
perguntar; Onde mais posso ousar? Quais os novos meios e locais que posso usar?
Não vão?
Artigo
escrito e publicado em 2008, atualizado em 2016.
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