Com a
competitividade que existe hoje no mercado brasileiro e com a influência do
mercado externo, a globalização, muitas empresas tem desaparecido ou não
atingem seu consumidor final por alguns fatores que talvez,
ainda não foram observados pelos seus diretores gestores/gerentes
ou líderes.
A maioria
de seus consumidores atualmente exige, além da qualidade em seus produtos ou
serviços, um que seja talvez o principal deles o custo de aquisição e a
qualidade destes, seja em bens de consumo ou serviços.
No entanto algumas dessas empresas podem dizer: “reduzimos nossos custos, melhoramos a qualidade de nossos produtos e serviços e, mesmo assim continuamos a brigar por um espaço maior que não conseguimos”. Aí cabem algumas
perguntas:
Houve uma analise sobre as habilidades de seus
profissionais?
A sua área comercial/vendas procura cumprir com as
metas estabelecidas?
Seus clientes estão sendo bem atendidos?
Algumas responderão a essas perguntas afirmativamente,
outras não conseguirão responder simplesmente
porque possuem sim, ou acham que sim, tudo o que o
mercado exige hoje para uma qualidade no atendimento. Mas afirmo
que à maioria das empresas atualmente querem consolidar sua marca e seus
produtos e atingir topo do mercado brasileiro, para isso procuram os
profissionais representantes, vendedores ou como costumam chamar de consultores
de vendas que executam esse trabalho; levar aos seus clientes os
melhores produtos ou serviços com a competitividade exigida pelo mercado.
Só que se esquecem uma coisa muito importante:
Quais as condições que estão proporcionando para
que estes profissionais, os chamados representantes comerciais, vendedores
autônomos ou simplesmente vendedores de alcançarem os objetivos e
metas da empresa, e as condições para que possam desenvolver suas
atividades? Pelos relatos que tenho lido, creio que não.
Algumas querem que esses profissionais atuem
de forma eficaz sem proporcionarem o mínimo de condições para que eles alcancem
esses objetivos.
Muitas procuram por profissionais com
carteira de cliente formada para que eles tentem, e em muitas das
vezes não irão conseguir, introduzir esses produtos ou serviços
nesses clientes, ou por falta de condições ou por
excesso de representadas. É obvio que se esses profissionais já possuem
uma fonte de renda segura que são as empresas já representadas, as outras
seriam apenas complementos de renda.
Outra situação também encontrada, é que em muitas
das vezes os clientes desses profissionais, não gostam, não tem paciência e nem
tempo suficientes para atender um representante
que possua muitas pastas, como gostam de chamar, isso demanda
muito tempo e deixam às vezes de atender seus
consumidores para atenderem esses representantes.
Ora as empresas querem representantes que comercializem seus
produtos ou serviços, preferencialmente que possuam veiculo
próprio, carteira de clientes entre outras exigências. Nessa situação cabe uma
questão para se analisar:
O que as empresas oferecem para desenvolver tal
trabalho? O representante é que arca com todos os custos desse trabalho
e, caso não consiga uma produtividade satisfatória, é ele que não serve.
Não são valorizados pelas empresas.
Mais algumas questões, na verdade seriam mais
algumas reflexões do que questões para serem analisadas profundamente:
Caso não houvesse representantes ou
vendedores que executasse esse trabalho, o
chamado corpo a corpo, quem o faria?
Como as empresas colocariam ou apresentariam
seus produtos ao mercado?
Será que seus diretores, gestores/gerentes ou seus
líderes teriam essa competência e paciência?
E quanto à valorização desses profissionais?
Será que a empresa tem noção de qual é o custo
desse profissional?Como a empresa enxerga esse
profissional?
Quais as vantagens que tem hoje um profissional
desses?
O que a empresa faz para reconhecer seu trabalho?
Como a empresa o trata?
É ai que está um dos maiores
problemas, representantes ou vendedores com muitas empresas
representadas, dificilmente poderão dedicar-se 100% a nenhuma. Só as
empresas, ou empresa que realmente proporciona o retorno do que está se
investindo. Aquelas outras que não dão nenhuma assistência ou retorno
são abandonadas.
Os representantes comerciais ou
vendedores também esta na hora de atuar com maior profissionalismo
e dedicação. Para tudo isso, sempre haverá a necessidade de se ter um
profissional que vá até o ponto de venda, visite os clientes constantemente,
negociem , apresente esses produtos ou serviços.
As empresas precisam valorizar mais esses
profissionais. E estes, por sua vez, também precisam
valorizar as empresas.
Então, antes de aceitarem mais empresas para
representar, perguntem-se:
Vale à pena investir em
empresas que após 2 ou 3 meses de trabalho, você viu que não terá o
retorno esperado?
E para as empresas:
Vale a pena ter um
profissional que não se dedicará inteiramente e exclusivamente?
Tem absoluta certeza que é mais vantajoso para a
empresa contratar representantes comerciais que possuem várias representadas,
do que ter um profissional exclusivo?
Analisem se o investimento em um profissional
exclusivo, não seria mais vantajoso?
Será que o retorno que conseguiriam não seria muito
mais vantajoso?
Talvez à resposta para o porquê da empresa não
crescer, não aumentar suas vendas e nem sua participação do mercado em que
atua, esteja em conseguir responder algumas dessas questões, ou pelo menos
analisarem com maior profundidade essa situação.
Pensem Nisso!
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