Funções do Supervisor de Vendas
Existem
diversas definições para Supervisor de Vendas ou Comercial, como queiram
chamar, mas a que mais podemos considerar é: Supervisor de Vendas é o
profissional que garante a concretização das políticas comerciais, auxiliando a
equipe de vendedores ou representantes de uma empresa a desenvolverem suas
atividades, funções e seus objetivos.
Este profissional ocupa uma posição de
observação que permite identificar situações ou conflitos procurando
solucioná-las de maneira rápida e com eficiência, procurando transformar as
relações profissionais e comerciais em benefícios para a organização.
Na verdade, o supervisor de vendas,
ao contrário do que muitos imaginam, não tem por função vender, mas gerir as
atividades da equipe de vendas que esta sob sua responsabilidade, para que
possam desempenhar suas tarefas de acordo com os objetivos determinados pela
organização. Na realidade este profissional funciona como intermediário entre a
equipe e a gestão/gerencia, dando apoio a ambos. Não esta nas funções do
supervisor de vendas, vender, mas na atualidade pode assumir uma posição de
ajuda aos seus subordinados, colaborando e aconselhando para o cumprimento das
metas.
Vale deixar uma ressalva que quando sua
interferência é solicitada pelos seus subordinados em negociações mais
complexas, deve apoiá-los durante as negociações ou quando este profissional é
solicitado pelo cliente que manifesta interesse em negociar com a empresa. Esta
atitude é bem vista pelos superiores hierárquicos, mas não deve tronar-se
rotina, pois sua função não é vender.
-Planejar o trabalho de sua equipe
de vendas, elaborando roteiros de viagens e visitas;
-Elaborar uma previsão de vendas,
estabelecendo as prioridades da empresa;
-Delegar tarefas para cada
integrante de sua equipe,
-Dar apoio e acompanhar o que está
sendo feito pela sua equipe analisando resultados,
-Verificar se o resultado obtido
está de acordo com o Planejamento de Vendas pré- estabelecido;
-Analisar o atendimento e assistência aos
clientes, principalmente no que se refere a pós-vendas;
- Analisar o potencial de compra de
cada cliente;
- Conhecer o mercado de atuação e
identificar novas oportunidades e novos nichos de mercado;
- Saber identificar qual
profissional de sua equipe esta necessitando de maior atenção ou treinamento;
-Conhecer em profundidade os
produtos/serviços que a empresa oferece suas características e benefícios, para
poder passar informações precisas para sua equipe e clientes;
- Avaliar os relatórios que recebe
de sua equipe, identificando se as metas estão sendo cumpridas, identificando
os prováveis problemas que possam advir;
- Saber distribuir sua equipe dentro
das áreas de atuação da empresa e buscando novas e prováveis áreas,
- Saber dar e receber feedback tanto
para Gestão/Gerencia de Vendas quanto para sua equipe;
- Principalmente, manter sua equipe
motivada em busca das metas e objetivos estipulados.
- Acima de tudo saber como promover
a integração entre os componentes de sua equipe, e saber propor campanhas de
incentivo.
Creio que estão definidas acima as funções
básicas para desempenhar bem a função de Supervisão de Vendas.
Artigo escrito e publicado
em 2009.
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