Este é um assunto que
provoca muitas discussões e controvérsias atualmente, e existem ideias e opiniões
diferentes sobre a utilização; TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS como uma forma de aumento
na lucratividade e diminuição de gastos por parte das empresas, com encargos
sociais e impostos.
Atualmente no mercado,
com a competitividade e a disputa cada vez mais acirrada existente entre as
empresas por aumento na participação de mercado, exige que a maioria das empresas
obtenham um desempenho acima da média.
Deixando de lado as
grandes empresas que já observam vários fatores como os internos e externos, sobram
as pequenas e médias empresas. Muitas vêm objetivando metas e trançando
parâmetros para aumentar efetivamente sua capacidade de atuação no mercado. Alguns fatores são
observados, e devem mesmo ser, um deles e talvez o mais importante seja a
atuação da “concorrência”.
Sempre que se aborda esse tema, aumento de participação no mercado, não se pode deixar de analisar, que quando se altera a estratégia de atuação para alcançar este fim, deve-se levar em conta que as concorrentes não vão perder suas posições no mercado sem uma reação rápida.
Analises são feitas, reuniões são realizadas para
traçar parâmetros de atuação, avaliação de profissionais, produtos, capacidade
de produção e revisão de metas e objetivos etc. Uma das maneiras eficazes para
o aumento de lucratividade está na fidelização de seus clientes aumentando sua
participação e diminuindo à do concorrente, e para isso, temos que contar com o
fator tempo.
Tempo que se leva para
o atendimento do cliente, tempo de entrega de pedidos etc. Então uma das
maneiras, talvez uns achem que sim outros não, a TERCEIRIZAÇÃO de entregas.
Conheço empresas que
terceirizaram todo seu departamento de logística, desde armazenamento até a
efetiva entrega. Com isso diminuíram sua preocupação em manter vários veículos,
funcionários, despesas com combustível, e etc., quem trabalha com logística sabe
o custo disso tudo.
Analisem uma situação:
“Uma indústria quer
aumentar sua participação no mercado. Para isso ela aumenta sua capacidade de
produção. Produzindo mais, poderá negociar uma maior quantidade de insumos para
sua produção, diminuindo custos de aquisição, aumentando prazos de pagamentos.
Aumentando suas compras, necessariamente existirá a necessidade de se aumentar
a capacidade de armazenamento e entrega. Vendendo mais o volume de entregas
aumenta. O gasto com combustível também, porque devido ao nosso trânsito de hoje
em dia, os veículos de entregas passam maior tempo se locomovendo pela cidade,
o aumento de horas extras desses motoristas e ajudantes, também aumenta”.
Então como resolver
essa questão, uma vez que, trânsito não tem como fugir, a responsabilidade é dos
órgãos públicos, é um fator externo. Veículos? Funcionários? Seguro de cargas? Estes
fatores que são predominantemente internos devem ser avaliados para se levantar
até onde é vantajoso manter-se uma frota de entrega.
Com a terceirização da logística, à empresa
passa a preocupar-se apenas com sua capacidade de produção e vendas. Tendo uma
equipe bem estruturada na área comercial, o atendimento passa a ser prioritário
aos seus clientes, isso vai acontecer com certeza.
A princípio pode parecer
uma atitude que envolve demissões, cortes, etc. Mas não, esses funcionários,
bem avaliados pelo departamento de recursos humanos, poderão ser aproveitados e
treinados para outras funções dentro da empresa. O que vale a pena se calcular
é o investimento que se economizará em veículos, horas extras, desperdício de
combustível e tempo.
Existem hoje no mercado
várias empresas preparadas para esse fim, inclusive se houver necessidade, até
de armazenamento de produtos, ou seja, a empresa produz, envia para o deposito
deles e a agilização de entrega é parte predominante das terceirizadas. Muitas
das grandes empresas aderiram a essa estrutura, devido à relação custo beneficio
que é proporcionado.
Algumas empresas sentem
receio de utilizarem-se desse serviço, mas quando são feitos os cálculos, as
empresas certas são contratadas, e nota-se o efeito na lucratividade que proporciona.
Então algumas se perguntam: Porque não foi feito
isso antes?
Quando é analisado o
desempenho que está sendo alcançado, o grau de satisfação e confiança que é
proporcionado aos seus clientes, à evolução das suas negociações, à equipe comercial
motivada, sabendo que podem negociar quantidades maiores, pois produtos não
faltarão, às entregas não irão atrasar, às reclamações por falta de produto ou
entrega caem a números irrelevantes, os clientes passam a ter maior confiança
no seu relacionamento com a empresa, os custos com manutenção e depreciação de
veículos diminuem e os custos com encargos sociais caem, além é claro das
despesas com combustíveis, pedágios, licenciamento etc.
A empresa passa apenas
a preocupar-se em onde e como investir os recursos que são economizados.
Poderia investi-los, na modernização de fábricas, atualização de equipamentos,
modernização de instalações, treinamento de funcionários e outras melhorias
internas que trazem maior desempenho e satisfação criando ambientes mais
favoráveis ao desempenho e evolução de seus colaboradores.
Pensem Nisso!
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