quarta-feira, 28 de setembro de 2016

A TECNOLOGIA AGILIZA SUAS VENDAS E CONTATOS.

Com a evolução tecnológica atual e o contínuo desenvolvimento que observamos, surgem a cada dia novas ferramentas, softwares e equipamentos para que possamos modernizar os processos de gestão, controle e desenvolvimento dos negócios e dos profissionais envolvidos.

Quando falamos em ferramentas para o uso do profissional de vendas, podemos deixar de lado algumas que eram utilizadas antigamente e substituí-las por ferramentas mais modernas a disposição dos profissionais, sejam estas colocadas pela empresa ou pelo próprio profissional; podemos citar as mais usadas atualmente abaixo:

- Telefone Celular ou Smartphone – Essa é uma das ferramentas obrigatórias para os profissionais que atuam na área comercial/vendas; você coloca a disposição de seu cliente e empresa para uma comunicação rápida e pessoal, para que possam contatá-lo instantaneamente, esteja onde estiver. Hoje com a tecnologia que existe nesses aparelhos você poderá consultar emails e até navegar na internet além da possibilidade de ser usado como radio para um contato direto com sua empresa. Dúvidas ou informações que seus clientes solicitam podem ser esclarecidas de imediato;

- PDA – Assistente Pessoal Digital, você além de verificar emails ainda conta com recursos de poder agendar reuniões, consultar endereços das próximas visitas, efetuar anotações e solicitações para serem resolvidas futuramente e também como uma agenda eletrônica para se manter informado sobre o que fazer e quando deverá ser feito, além de outros recursos;

- Laptop, Notebook ou Tablets – para usar durante viagens, locomoções, documentarem informações sobre reuniões realizadas, visitas efetuadas, visitas a efetuar, cadastro de seus clientes, desenvolver tabela de preços, apresentação de produtos, agendarem contatos e completar relatórios; você sincroniza as informações com o seu PDA e estará pronto para continuar o desenvolvimento de seu trabalho no dia seguinte. Além de vários aplicativos que poderão ser usados para agilizar a transmissão de relatórios, pedidos, solicitações e informações bastando se conectar a internet por um celular ou até mesmo no local onde está seu cliente, além de redes de Wi-Fi.

O profissional da área comercial/vendas também tem a sua disposição um software muito utilizado hoje para que possa gerenciar todos os seus contatos, CRM. Este software é a base para o que chamamos agora de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente. Existem muitos programas disponíveis desde o mais simples até o mais completo com a versão CRM.

O CRM é uma ferramenta estratégica, um processo e tecnologia que permite que sua empresa faça a maioria das vendas otimizando a renda e compreendendo melhor as necessidades de seus clientes.

 O CRM registra as vendas como se fosse uma força de automação de vendas, marketing e serviço ao consumidor em um software baseado na tecnologia. Essa tecnologia inclui outras áreas da empresa que afetam as relações com seus clientes. Coloca as informações sobre o cliente em um pacote isolado, que alimenta o software com as informações que cada central de vendas necessita saber. Essas informações e interação com os clientes são armazenadas em um sistema separado que é usado para administrar as vendas, medir e observar os processos de marketing, serviços e como eles estão se relacionando com os clientes. Normalmente isso ajuda e muito a construir uma ótima fidelidade e excelentes experiências com os clientes.

Não faltará comunicação entre o departamento de vendas e o de marketing. O serviço de atendimento ao consumidor não culpará mais o de vendas por ter decepcionado os clientes. Não haverá mais culpados pelas soluções não implantadas. Com o CRM todos têm acesso ao que vai acontecer com cada cliente e pode acessar as informações necessárias para mantê-lo satisfeito.

Vamos nos concentrar na parte de vendas.

Podemos observar que com o CRM elas podem construir uma relação que poderá ser aprofundada com o serviço de atendimento ao consumidor. A partir daí, você tem uma grande chance de manter o cliente satisfeito e atender suas necessidades rapidamente e com eficiência. O marketing pode usar os dados para desenvolver novas soluções de negócios, embalagens, campanhas de merchandising, direcionamentos e passar estas informações para toda a companhia.

COMO ATIVAR O SISTEMA CRM.

Por melhor que seja o CRM, ele não trabalha sem um planejamento prévio. Antes de disponibilizar o sistema de gerenciamento de contatos ou CRM para a equipe de vendas você deve:

- Planejar os detalhes das informações que você quer coletar;
- Estabelecer os procedimentos e protocolar qual informação será colocada;
- Padronizar frases e abreviações para os nomes das empresas ou informação de endereço;
- Criar listas para termos comuns e itens que todos usariam;
- Adotar formatos e estilos para planilhas, relatórios e estabelecer modelos.

Quando tiver a informação preliminar identificada e estiver pronto para entrar em ação, pense no tempo que terá sua equipe de vendas e tenha um recurso acessível para futuras questões e sugestões. Este é um processo que precisa ser planejado e administrado para ser efetivo.

O CRM é definitivamente o caminho do futuro. As empresas que não implantarem alguma forma de controle na gestão e gerenciamento do relacionamento com o cliente, terão dificuldades para deixarem os clientes tão satisfeitos quanto os concorrentes que se utilizam desse sistema.

Dicas para Gerenciar bem uma equipe de vendas.

 - Ajude sua equipe – Só porque você é o líder, gestor, gerente ou coordenador, não significa que só tenha que mandar e cobrar os objetivos determinados, também poderá ajudá-los efetivamente na busca do cumprimento desses objetivos;
 - Disponibilize para sua equipe ferramentas e tecnologias que precisarem para poderem obter sucesso e suplantar a concorrência – Normalmente as empresas que pensam em evolução, disponibilizam celular com radio, laptop, pda, softwares para controle de seu trabalho, CRM ou outro que a empresa utilizar, e-mail, internet;
 - Promover uma boa interação entre os membros de sua equipe de vendas, produção, administração, merchandising;
 - Manter comunicação constante com sua equipe – Um bom Gerente comercial/vendas deverá manter uma comunicação constante com sua equipe, informando-os sobre desempenho, metas, objetivos, colhendo informações e etc.
 - Ser observador – Saber analisar os componentes da sua equipe e o relacionamento com os demais colaboradores. Lembre-se antes de tudo são seres humanos e como tal possuem necessidades diferentes, objetivos individuais diferentes, desejos diferentes. Contorne e medie conflitos que possam vir a interferir com o desempenho da equipe e acabe prejudicando as vendas; saiba como aliar o objetivo individual de cada componente para que todos busquem um único objetivo comum, o desenvolvimento da empresa.
 - Resolva os problemas de imediato – Problemas ou situações que aparecem no dia a dia que possam gerar desarmonia entre sua equipe, com os clientes ou com a empresa devem ser resolvidos assim que surgem, não deixe para depois você corre o risco de perder ou comprometer o desempenho da sua equipe de vendas. A cobrança poderá se voltar para você.

Fonte de referência para o artigo- Lee Ann Obringer.

Artigo escrito e publicado em 2009, atualizado em 2016.

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