terça-feira, 27 de setembro de 2016

PROFISSÃO - ADMINISTRADOR DE EMPRESAS.

 Muitos jovens, por não terem vocação para as áreas de exatas ou biomédicas ou não saberem ainda exatamente qual carreira seguir, acabam por escolher a área de humanas, especialmente Administração de empresas. Esta escolha na maioria das vezes não esta relacionada à vocação e nem por interesse nessa área.

Muitas vezes já ouvi de alguns jovens indecisos em qual carreira seguir a seguinte frase:

Vou prestar para Administração, é mais fácil de passar e posso trabalhar em diversas áreas”, ou então “Mudei para Administração, não tinha paciência para outra área”, e ainda “Não sabia o que fazer e optei por Administração, qualquer coisa, se não gostar mudo depois”.

Particularmente acredito que não é bem por esse caminho que se deva seguir. Vou procurar esclarecer um pouco as duvidas de alguns jovens que me enviam emails perguntando se eu recomendo essa área.

Este profissional é responsável por garantir o bom funcionamento das organizações. O administrador de empresas poderá atuar em áreas distintas como finanças, recursos humanos, logística, qualidade de processos, gestão comercial, consultoria empresarial, gestão da produção e também mais recentemente, com alguns cursos disponíveis na área de TI, Gestão e Sistemas.

O curso forma profissionais aptos a identificar os principais enfoques necessários para a gestão das organizações. O objetivo é oferecer o conhecimento dos principais métodos e instrumentos que possibilitem os melhores resultados na gestão financeira, de mercado, de pessoas e clientes, entre outros.

O currículo inclui uma formação generalista envolvendo noções de disciplinas como direito, sociologia, antropologia, filosofia, psicologia, recursos humanos marketing, comércio exterior, organização, sistemas e métodos, contabilidade, matemática financeira, estatística, economia, administração estratégica, administração da produção e metodologias. Este profissional torna-se um generalista.

MERCADO DE TRABALHO.

Os administradores podem trabalhar como técnicos de funções administrativas ou como gestores, gerentes e executivos em empresas, instituições privadas sem fins lucrativos e instituições governamentais. Se tiverem perfil empreendedor, podem gerir seus próprios negócios ou atuar como consultores especializados em assuntos relacionados à administração organizacional.
Lembrem-se também, que a área de recursos humanos possui uma demanda crescente pelo profissional de treinamento e desenvolvimento de pessoal.
Você se Encaixa?

O administrador de empresas deve ser flexível, dinâmico e ter a capacidade de tomar decisões de maneira rápida acompanhando a velocidade do mercado. Interesse pela área administrativa e capacidade de lidar com pessoas são características que podem levar ao sucesso na profissão.  Além da logística, que é uma área em expansão, existem alguns nichos de atuação em desenvolvimento, como administração hospitalar, mercado de capitais e na área de tecnologia da informação e sistemas.

Quais os cargos que um Administrador de Empresas pode exercer hoje em dia?

Como já comentado poderá vir a exercer diversos cargos como exemplo; Consultor de Empresas Independente, Gestão Administrativa, Gestão de Pessoas, Gestão Comercial, Gestão Estratégica, Gestão de Trade Marketing (esta ligada ao Marketing), Gestão Ambiental (profissão em alta hoje em dia), Gestão de Vendas, Gestão Financeira, Gestão de RH (esta ligada a recursos humanos), Gestão de Processos (com especialização em TI), Gestão de Reputação (ligada à imagem da empresa junto ao mercado), Gestor de Logística entre outros tantos nomes diferentes encontrados no mercado de trabalho, mas em resumo, em todas as áreas de uma empresa.

Analise bem e veja se você tem vocação e acima de tudo muita paciência e humildade. Pois o bom administrador acima de tudo sabe lidar com pessoas e relacionamentos no ambiente de trabalho. Saber ouvir, analisar e reconhecer boas idéias, mesmo que não sejam suas, para o perfeito andamento da empresa ou negócios que estão sobre sua responsabilidade.

Artigo escrito e publicado em 2009, atualizado em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!